Quem está começando a desenvolver jogos tem como grande primeiro desafio encontrar material de apoio na Internet. Existem muitos tutoriais e dicas em blogs, algumas informações em fóruns, mas, dependendo da linguagem de programação ou plataforma, pode ser difícil encontrar algo útil. Se você está nessa situação e conhece a linguagem Java, a Udacity tem um ótimo curso para ajudá-lo a dar os primeiros passos.

png

Desenvolver jogos não é tão simples quanto jogar, e nem sempre é divertido. Não é tão simples quanto programar outros tipos de aplicativos, também, pois envolve diferentes habilidades em diferentes áreas. Pode ser que você esteja apenas interessado em programar, deixando a tarefa de criação de arte e efeitos sonoros para outras pessoas; mesmo assim, terá de aprender a renderizar as imagens e reproduzir os sons, além de transformar em código toda a lógica do jogo.

O framework que venho utilizando desde que comecei a jornada de desenvolver jogos é a LibGDX. Baseada em Java, com farta documentação online e em desenvolvimento ativo há alguns anos, é uma biblioteca que recomendo a qualquer pessoa que queira desenvolver para o maior número de plataformas possível.

Udacity é uma plataforma muito prestigiada internacionalmente que oferece cursos de vídeo-aulas muito bem produzidos, alguns deles gratuitos. Algumas empresas do calibre da Google e da Amazon firmam parcerias com a Udacity para produzir e fornecer cursos. É de uma parceria com a Amazon que surgiu o curso 2D Game Development with LibGDX, um curso bem completo, grátis, para quem quer iniciar a programar jogos com LibGDX.

O curso, que é todo em inglês, divide-se em 8 níveis, cada qual com diversas vídeo-aulas, questões interativas e alguns desafios para você aprender na prática. Eis alguns dos tópicos abordados:

  • Iniciando com Libdx
  • Desenhando
  • Câmeras e viewports
  • Movimento
  • Entrada do usuário

Por fim, o instrutor mostra como desenvolver um pequeno jogo do início ao fim, juntando todas as etapas aprendidas anteriormente. Como mencionei acima, o curso é todo em inglês, mas as vídeo-aulas possuem legenda em inglês, o que ajuda um pouco caso haja dificuldade de entender o curso falado.

Leia também