Quer testar aplicativos e jogos do Android mesmo sem ter um dispositivo com o sistema, aproveitando ainda o poder de processamento do seu PC? Sim, isso é possível e pode ser mais fácil do que imagina. Uma ótima solução é o Genymotion, antigo AndroVM, disponível tanto para Linux como para Windows.

Para instalar o Genymotion, visite o site do produto (https://cloud.genymotion.com/), faça um cadastro rápido e clique no botão "Download Genymotion", que aparece no canto superior direito da tela.

Selecione o arquivo apropriado para o seu sistema operacional. A versão que instalei foi a para Ubuntu 64 bits, mas funcionou perfeitamente no Linux Mint.

No Linux, após baixar o arquivo .bin, é necessário abrir um terminal, ir até o local onde o executável foi salvo e rodar o seguinte comando, habilitando a execução:

chmod +x genymotion-1.2.1_x64.bin

Em seguida, execute-o:

./genymotion-1.2.1_x64.bin

Confirme a pasta de instalação do aplicativo. Nota: antes de executar o Genymotion, certifique-se de ter instalado o Virtualbox. Depois, entre no diretório de instalação e execute o Genymotion:

cd genymotion/
./genymotion

Na janela que abrirá, clique em "Add" para adicionar uma nova imagem de um dispositivo; existem imagens com diversas configurações e resoluções de tela. O Genymotion se encarregará de baixar a imagem, que poderá ser acessada a partir da tela inicial do programa (ver tela). Rápido e fácil.

Leia também