segunda-feira, 13 de maio de 2013

Código-fonte no Microsoft Word ou LibreOffice Writer

Inserir código-fonte no Microsoft Word ou no LibreOffice Writer e manter a formatação original pode parecer algo complicado, mas na realidade é uma tarefa muito simples se você tiver à disposição as ferramentas certas e souber os passos para garantir que a exibição seja fiel ao original.

Copiar do Eclipse

Se você estiver usando o IDE Eclipse, basta copiar o código no Eclipse e colar no documento; a formatação será preservada integralmente. Recomendo, porém, que você não cole diretamente o código no documento; antes, insira uma caixa de texto (Word) ou um quadro (Writer) e cole dentro dele o código. Isso facilita a adição de legendas, por exemplo.

Outros editores

Outros editores podem não exportar a formatação do código-fonte no momento da cópia, impedindo que o Word ou o Writer consigam preservar a formatação original. Nesses casos, a recomendação é instalar o SciTE (ou o Notepad++, se você preferir), abrir o arquivo que contém o código, clicar no menu Editar > Copiar como RTF e colar no documento.

4 comentários:
  1. muito obrigado isso ajudará muito

    ResponderExcluir
  2. Cara muito obrigado, você salvou minha pele, já estava a ponto de formatar as cores de mais de 1000 linhas de código manualmente

    ResponderExcluir

Sua opinião é bem-vinda!