Bases para notebook são um item cada vez mais procurado, por ser crescente o número de laptops vendidos e pela conscientização quanto aos problemas causados na pessoa e no equipamento pelo aquecimento acentuado. Algumas são utilizadas com finalidade ergonômica, como aquelas que permitem elevar a tela e o teclado. Neste guia, são dadas informações para facilitar a escolha do melhor suporte para notebook.

Finalidade


Se você está procurando um suporte para notebook, pode ser que esteja sendo motivado por duas causas principais: aquecimento do notebook e/ou ergonomia.

Talvez a primeira dessas causas seja a mais comum, tendo em vista que os notebooks de hoje em dia produzem uma grande quantidade de calor. É possível ler e ver na internet relatos de pessoas que até sofreram queimaduras por usar o laptop sobre as pernas, apesar de o nome do equipamento indicar que esse é o seu fim ("lap" em inglês quer dizer a parte do corpo entre a cintura e os joelhos, ou seja, "colo").

Com ou sem ventoinha?


Uma dúvida comum é se é necessário que o suporte tenha uma ou mais ventoinhas (fans). De modo geral, se o seu notebook não costuma aquecer muito, o uso de ventoinha pode não ser obrigatório, desde que a base deixe espaço suficiente para circulação do ar embaixo do notebook. No entanto, se você observa que há um aquecimento frequente (use o programa SpeedFan para monitorar a temperatura), dê preferência às bases com ventilação ativa; ainda assim, poderá desativar as ventoinhas sempre que elas não forem necessárias.

Outro ponto a considerar é o tamanho da ventoinha. As menores (menos de 12 cm) costumam mover menos vento e, para compensar, giram a maior velocidade e são mais barulhentas.

Tamanho


Antes de comprar, fique atento ao tamanho máximo de notebook que o suporte atende. Há bases que atendem a notebooks de até 17", e outros que suportam apenas os de 13,3", por exemplo. Evite comprar uma base grande demais para as suas necessidades, o que dificultaria a portabilidade, ou uma pequena demais para o seu laptop.

Local de uso


Algumas bases servem apenas para uso sobre uma mesa, por exemplo, enquanto outras podem ser usadas também sobre o colo. Essas últimas precisam ter a parte de baixo almofadada, para não incomodar ou até mesmo machucar as pernas.

Preços


Os preços podem variar muito, chegando a valores "estratosféricos". Tudo vai depender do seu orçamento, mas considere se o valor cobrado é realmente justo e se o benefício compensa o custo. Como em toda aquisição, faça uma boa pesquisa de preços e, se tiver tempo, monitore os preços em algum site de comparação de lojas. Uma boa base para notebook com ventoinhas e de procedência confiável não deve sair por menos de R$ 50,00; preços acima de R$ 100,00 podem não ser tão compensadores.

---

E você? Qual base para notebook recomenda? Tem alguma dúvida sobre bases para notebook? Deixe um comentário!

Leia também