São tantas as informações sobre os novos notebooks que prometem ser leves e potentes ao mesmo tempo, os chamados "Ultrabooks", que você deve estar se perguntando se vale a pena ou não gastar os seus valiosos recursos para estar em dia com a última tecnologia. Neste guia, serão oferecidas as informações mais importantes para que você possa tomar essa decisão, e alguns dos modelos com melhor custo-benefício do momento serão indicados.

Introdução: o que são os Ultrabooks?

Ultrabooks são um conceito de notebook ultra-fino, leve, com alto desempenho e boa duração de bateria. Inicialmente, o conceito foi lançado pela Intel para concorrer com o MacBook Air, da Apple, que tem finalidade e recursos semelhantes. Para vender um notebook como Ultrabook, a Intel exige que o fabricante atenda certos requisitos, entre os quais os mais importantes são os seguintes:

  • Processadores Core baseados na microarquitetura Sandy Bridge, de 32 nm, com baixo consumo de energia.
  • Não mais de 18 mm de espessura para modelos de 13,3" ou menos, e não mais do que 21 mm para modelos de 14" ou mais.
  • Duração mínima da carga da bateria de cinco horas.
  • Tempo de reinício de cinco segundos, após a hibernação.
  • Peso: infelizmente não há limite na revisão atual das especificações.

Portabilidade

A portabilidade de um notebook depende essencialmente de três fatores: tamanho, peso e duração da bateria. Os requisitos mínimos exigidos pela Intel garantem uma boa portabilidade, mas fique atento quanto à duração real da bateria, já que os valores oficialmente anunciados pelos fabricantes são referentes a condições ideiais de uso, nem sempre claras e sempre otimistas.

Atente também para o peso do equipamento, que, por não ser atualmente estabelecido pela Intel, costuma variar muito entre os diversos modelos e fabricantes. O ideal é que não ultrapasse 1,5 kg, mesmo para os Ultrabooks de 14", caso contrário a portabilidade será seriamente comprometida. Um exemplo de Ultrabook acima do peso é o QBex de 14", com 1,8 kg, que nem sequer tem gravador de DVD para justificar o sobrepeso.

Desempenho

Por serem dotados de processadores Intel Core, os Ultrabooks têm desempenho de aceitável a excelente para a maioria das tarefas do dia-a-dia. Se possível, de preferência aos processadores com microarquitetura Ivy Bridge, que representam ganho substancial de processamento e gráficos, além de consumirem menos energia. Porém, Ultrabooks não oferecem o melhor ambiente para jogos, pois não comportam processadores gráficos dedicados.

Conectividade

Quantos adaptadores você gostaria de carregar junto com o seu novíssimo Ultrabook? Essa é uma pergunta extremamente necessária antes de clicar em "Comprar" (ou de fechar o negócio na loja física, se for o caso), tendo em vista que alguns Ultrabooks têm um conjunto de conexões de entrada e saída bem limitado. Listamos abaixo alguns tipos de conexões importantes:

  • HDMI: interface de vídeo e áudio digital cada vez mais presente no nosso dia-a-dia.
  • DVI: interface de vídeo (somente). Vem sendo preterido em favor do HDMI.
  • DisplayPort: outra interface de vídeo e áudio integrados.
  • VGA (D-sub): inteface de vídeo analógico.
  • Intel Wi-Di: permite a transmissão sem fio de vídeo.
  • RJ-45: conector de rede Ethernet.
  • USB: conector padrão para comunicação entre computadores e equipamentos eletrônicos. Duas versões são as mais usadas atualmente: USB 2.0 e USB 3.0. O padrão 3.0 permite velocidade de transferência de 4,8 Gbps, contra os 480 Mbps da versão 2.0.
  • Entrada e saída de áudio: nos Ultrabooks, elas geralmente vêm integradas, como nos celulares.
  • Leitor de cartões: permite a leitura e gravação em cartões de memória.

Analise cuidadosamente quais portas o Ultrabook oferece e quais as que você mais vai precisar. Por exemplo, se costuma fazer apresentações, saiba que a maioria projetores possui apenas cabos e conectores VGA, o que exigirá fatalmente um adaptador ou conversor caso o seu Ultrabook ofereça apenas conector HDMI ou DisplayPort. Avalie também a quantidade de portas USB que seus equipamentos vão precisar.

Armazenamento

A maioria dos Ultrabooks utiliza dispositivos de armazenamento SSD, muito mais rápidos que os HD convencionais. Os mais baratos, no entanto, trazem HD híbrido, com um SSD de pequena capacidade para permitir um boot mais rápido e o exigido reinício da hibernação em cinco segundos.

Aqueles que possuem apenas SSD geralmente têm apenas 128 ou 256 GB de espaço disponível. Se for pouco, será necessário optar por um HD externo para suplementar os seus requerimentos de espaço. Nesse caso, as portas USB 3.0 podem fazer a diferença.

Preços

Os preços de Ultrabooks podem variar muito, dependendo do fabricante, dos recursos e das dimensões. Uma rápida pesquisa no Buscapé traz valores entre R$ 1.600,00 e 5.000,00, uma diferença de mais de R$ 4.000,00. Portanto: defina o seu orçamento e prepare o seu bolso!

Conclusão: qual o melhor Ultrabook à venda?

O melhor Ultrabook sempre será aquele que melhor atender às necessidades de cada pessoa. No entanto, existem certas características que fazem com que alguns modelos se sobressaiam em meio aos demais, tornando-se adequados para o maior número de usuários, possivelmente. Confira a seguir uma lista concisa de Ultrabooks recomendados:

  • Samsung Série 5 13,3": relativamente barato, 1,45 kg, espessura de 1,76 cm, processador Intel Core i5 (disponível também com i3), várias conexões (inclusive RJ-45 e VGA com adaptador), 16 GB de SSD, 4 GB de memória RAM (expansíveis para 8 GB).
  • LG Z430 14": preço razoável quando em promoção, 1,52 kg, espessura de 1,99 cm, processador Intel Core i5 Sandy Bridge, várias conexões (mas sem VGA), leitor de cartões de memória, 32 GB de SSD.
  • Toshiba Portégé Z935: 1,1 kg, espessura de apenas 1,6 cm,  processador Intel Core i5, a maior quantidade possível de conexões (inclusive RJ-45 e VGA), 128 GB de SSD, 4 GB de memória RAM. O Z935 ainda não

A escolha certa recaíria sobre o Toshiba Z935, caso já fosse comercializado no Brasil. Preferimos, então, recomendar o Samsung Série 5 como o melhor Ultrabook atualmente disponível no País, com o LG Z430 em segundo lugar.

E você, concorda com a nossa escolha? Conhece algum Ultrabook com relação custo-benefício melhor? Tem alguma informação a acrescentar? Deixe a sua opinião nos comentários!

Referências

Leia também