quarta-feira, 4 de março de 2015

IRPF 2015: como transferir declarações do ano anterior de um computador para outro

Ao fazer a declaração do IRPF, é sempre bom poder importar os dados da declaração do ano anterior. E se a sua declaração tiver sido feita em outro computador? Sem problemas! Siga os passos abaixo.

O leão, cada vez mais faminto.
Fonte: Pixabay

Primeira parte

  1. Primeiramente, localize no computador a pasta C:\Arquivos de programas\Arquivos de programas RFB (Windows) /home/nomedousuario/ProgramasRFB (Linux). No Mac deve ser semelhante à do Linux.

  2. Dentro dessa pasta, deve haver algumas pastas, uma delas com o nome IRPF2014. Copie a pasta IRPF2014 para o computador de destino, usando um pendrive, por exemplo.

Segunda parte

  1. Agora, dentro do computador onde será feita a declaração de 2015, abra o programa do IRPF e clique no link "Importar Dados IRPF 2014".

  2. Clique em "Declaração de ajuste anual".

  3. Procure o local onde está a pasta IRPF2014. Abra a pasta transmitidas e selecione o arquivo da declaração desejada. Clique em OK.

  4. Se aparecer um diálogo perguntado se você deseja importar dados do rascunho, clique em Não caso não saiba do que se trata ou não tenha utilizado o rascunho.

Pronto! Seus dados devem ter sido importados para a declaração 2015. Não se esqueça de deixar um comentário se o post tiver sido útil!

14 comentários:
  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, no meu caso não tenho o arquivo .dec pois a declaração do ano passado foi feita por um contador, é possível eu recuperar os dados com a cópia da declaração, recibo, ou o código do recibo de declaração 2015?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem o arquivo do ano anterior, acredito que não é possível recuperar os dados.

      Excluir
    2. Darlan, Eu estava como o mesmo problema: minha declaração de 2015 esta num computador que nao estou com acesso no momento. Parece dificil mas e bem simples.
      Entrei em contato com meu pai via Skype e pedi para ele localizar o arquivo com extenção .DEC (como informado acima) e pedi para ele enviar este arquivo pra mim via skype.
      Quando eu recebi o arquivo, eu (no arquivo recebido no skype ainda) cliquei com o botão direito do mouse e localizei a onde estava gravado o arquivo .DEC. Depois disso, eu criei uma pasta "Gravadas" dentro da pasta "Arquivos de programas RFB " e colei este arquivo .DEC.
      Depois e só abrir normalmente o programa de declaração 2016 e seguir os passos para importar os dados da declaração de 2015.

      Excluir
  3. Olá, não aparece nada quando seleciono o pasta para importar. Oq pode ter acontecido.
    Todos os arquivos estão em REC e DEC.

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No campo "Nome do Arquivo" digite *.* e clique em OK, ai ira aparecer os arquivos

      Excluir
  4. Muito útil e didático. Funcionou perfeitamente.

    ResponderExcluir
  5. Muitissimo obrigado!!!! Ajudou demais .... e na hora que estava mais necessssitado.
    Que Deus os ilumine cada vez mais, para poderem continuar ajudando cada vez mais pessoas

    ResponderExcluir
  6. Thanks for help me. Ok! Its working.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia. Minha declaração estava num PC da Apple (MAC) e quero transferir tudo para um PC Windows. Como faço?

    ResponderExcluir

Sua opinião é bem-vinda!