sábado, 19 de abril de 2014

Tutorial básico de Free Pascal - Parte 1

Free Pascal é um compilador profissional de Pascal e Object Pascal. Distribuído sob as licenças LGPL e GPL, tem suporte a várias arquiteturas de processadores e sistemas operacionais e é compatível com Turbo Pascal 7.0 e com a maioria das versões de Delphi. Neste tutorial, dividido em partes, será feita uma introdução básica ao Pascal utilizando o Free Pascal.

Download e instalação

Antes de começar a programar em Free Pascal, é preciso baixar e instalar o compilador. Você pode baixar a versão para linha de comando ou instalar o Lazarus, que é um IDE (ambiente de desenvolvimento integrado) com várias facilidades, incluindo criador visual de interfaces gráficas. Nos exemplos abaixo, será suficiente usar a versão de linha de comando, embora seja útil ter o Lazarus instalado para o futuro.

Compilação de um programa

Um programa em Pascal geralmente tem a extensão .pas. Digamos que queremos compilar o programa Teste1.pas. Neste caso, abra o terminal (que pode ser o terminal do Linux, o cmd.exe do Windows etc.) e, navegando até a pasta onde o programa se encontra, execute este comando:

fpc Teste1.pas

Será gerado, entre outros arquivos, um com o nome do programa sem a extensão (Linux) ou com a extensão .exe (Windows). Agora, é só executar o programa:

./Teste1

No Windows:

Teste1.exe

Programa básico

A estrutura básica de um programa tem o seguinte formato:

program Teste1;

uses Classes;

begin
  { Isto é um comentário }
  writeln('Olá, mundo!')
end.

Matemática

Free pascal inclui os operadores +, -, *, /, div (divisão de inteiros) e mod (módulo). Exemplos:

begin
  writeln('2 + 2 = ', 2 + 2);
  writeln('2 - 2 = ', 2 - 2);
  writeln('2 * 2 = ', 2 * 2);
  writeln('2 / 2 = ', 2 / 2);
  writeln('2 div 2 = ', 2 div 2);
  writeln('2 mod 5 = ', 2 mod 5);
end.

Ao compilar, você deve ter percebido que o resultado de 2 / 2 é apresentado com uma sequência de zeros após o ponto. Para evitar isso, troque para a seguinte expressão:

  writeln('2 / 2 = ', 2 / 2:0:2);

O trecho :0:2 informa que devem ser escritas apenas duas casas após o ponto.

Declaração de variáveis

Variáveis devem ser declaradas antes de usadas. Coloque-as abaixo da seção uses:

...

uses Classes;

var
  nome:string;
  idade:integer;
  altura:real;

...

Integer representa números inteiros; String, texto ou cadeia de caracteres; Real, números de ponto flutuante. Ainda há outros tipos de dados que trataremos no futuro.

Lembre-se que não existe distinção entre letras maiúsculas e minúsculas em Pascal. Portanto, Real e real são a mesma coisa.

Comentários

Comentários são escritos entre { e } ou entre (* e *), podendo ser de uma ou mais linhas. Comentários de apenas uma linha podem começar com //, também.

Conclusão

Nesta primeira parte do tutorial aprendemos a instalar o Free Pascal e a escrever um programa básico, utilizando operadores matemáticos e declarando variáveis. Daremos continuidade na próxima parte.

Recursos

Nenhum comentário:
Postar um comentário

Sua opinião é bem-vinda!