quarta-feira, 26 de junho de 2013

Como aproveitar melhor o navegador Opera

O navegador Opera é muitas vezes chamado de "o melhor navegador que ninguém usa". Segundo a Wikipédia, o Opera tem entre 1% e 3,2% de participação na Internet, apenas, o que o faz um verdadeiro "nanico" em comparação com os grandes navegadores (Google Chrome, Mozilla Firefox e Internet Explorer). Mas isso, na verdade, não faz justiça à qualidade desse navegador, que foi o primeiro a adotar funcionalidades como a navegação em abas, hoje presente em quase todos os navegadores. Aprenda, neste artigo, a configurar o Opera para aproveitar melhor o seu potencial.

Introdução

Uma grande parte da rejeição ao Opera talvez se explique pelo fato de o navegador não se comportar como o usuário, acostumado aos concorrentes, espera. Por exemplo, normalmente o Opera, ao abrir, exibe todas as abas abertas antes do último encerramento; isso porém, é indesejado por muitos usuários, que estão acostumados a abrir uma página padrão ou uma lista de miniaturas de páginas favoritas. Tudo isso é passível de ser configurado nesse navegador versátil.

Aparência

Um detalhe que pode incomodar de início é a barra de status. Para ocultá-la, siga o passo abaixo:

Menu > Barras de ferramentas > Barra de status

Preferências

Algumas preferências podem ser alteradas para melhorar o comportamento do navegador. O diálogo de preferências está disponível em:

Menu > Configurações > Preferências

Faça o navegador abrir a página inicial:

Geral > Iniciar > Iniciar com a página inicial

Alternação de guias de modo intuitivo:

Avançado > Guias > Ao alternar entre as guias com Ctrl-Tab - Alternar pela ordem na barra de guias

Ao fechar uma aba, fazer o navegador ativar a próxima aba, pela ordem:

Avançado > Guias > Ao fechar uma guia > Ativar a próxima guia

Por fim, se você não gostar do tema padrão do Opera, vá até https://addons.opera.com/pt-br/themes/ e instale um novo tema.

Extensões

Extensões são uma grande vantagem do Opera, apesar de o número de extensões disponíveis não ser tão grande quanto o de navegadores mais usados como o Mozilla Firefox e o Google Chrome/Chromium. Confira uma lista de extensões (em ordem de utilidade) para tornar a sua navegação com o Opera ainda melhor:

  1. Autocomplete: uma das grandes falhas do Opera é não ter por padrão o recurso "autocompletar" para formulários; é preciso uma extensão para isso. Atualmente, a melhor avaliada pelos usuários aparentemente é a "Autocomplete". Se você precisa desse recurso, instale essa extensão.
  2. Translator: traduzir um trecho ou uma página por completo pode interessante em diversas situações. A extensão permite fazer isso de forma fácil, basta selecionar o trecho que se deseja traduzir e clicar no botão da ferramenta. Para traduzir toda a página, clique no botão do tradutor > "Translate active page [...]".
  3. Auto stack: empilha automaticamente as abas que são abertas a partir de uma aba.
  4. No dupes: remove abas duplicadas.

E você, leitor? Qual a sua opinião sobre o navegador Opera? Tem alguma dica de como configurá-lo? Deixe um comentário!

Nenhum comentário:
Postar um comentário

Sua opinião é bem-vinda!