terça-feira, 2 de abril de 2013

Como calcular a diferença entre duas datas no Microsoft Excel

Calcular a diferença em dias entre duas datas no Microsoft Excel pode se tornar uma tarefa complicada, exigindo alguns "truques" para obter o resultado esperado e evitar mensagens de erro sendo exibidas em vez do resultado. Neste artigo, vamos mostrar as fórmulas a usar em cada campo e analisar as diversas situações que surgem quando se quer fazer cálculo entre datas no Excel.

Microsoft Excel

  1. Para seguir este tutorial, crie uma planilha no Microsoft Excel e preencha três células, em três colunas separadas e adjacentes. Por exemplo, na célula A1 digite "Início", na célula B1 "Fim", e na célula C1 "Dias".
  2. Importante: formate as células A2 e B2 como "Data", e a célula C2 como "Número", com 0 casas decimais. Para isso, clique com o botão direito do mouse sobre cada célula > "Formatar célula..." > aba "Número", e selecione o formato apropriado.
  3. Na célula A2, digite a data de início do período.
  4. Na célula B2, preencha com a data final do período.
  5. A célula C2 deverá ser preenchida com a seguinte fórmula:
  6. =b2-a2
  7. Agora, note o resultado da fórmula:
    Resultado inicial

  8. Como você deve ter reparado, o resultado está incorreto. Num ano, há 365 dias, e não 364, como informa o Excel. Isso porque provavelmente a data final não é incluída na contagem. Uma forma de resolver esse problema seria digitar a data final com um dia a mais, por exemplo, 01/01/2014. Mas é melhor simplesmente acrescentar +1 à fórmula anterior, que ficará assim:
    =b2-a2+1
  9. Veja como ficaram as três células do cálculo:
    Fórmula para calcular datas no Excel

  10. Observe agora o resultado obtido:
    Resultado final

  11. Como vimos, o cálculo agora está funcionando. Resta apenas um detalhe a considerar: se as datas de início e fim forem deixadas em branco (se a planilha for usada como um modelo, por exemplo), a célula de resultado mostrará uma mensagem de erro. Nesse caso, basta preencher as datas de fim com -1 que o erro não será exibido.
2 comentários:
  1. Acredita que o meu da resultado 11 no lugar de 364! Não consigo de maneira nenhuma!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estranho... Tentei seguir os passos numa planilha nova e o resultado foi correto. Que tal tentar novamente desde o início?

      Excluir

Sua opinião é bem-vinda!