IRPF 2013: como transferir as declarações anteriores de um computador para outro

Ter os dados da última declaração do imposto sobre a renda pode evitar que você tenha que digitar novamente muita coisa. Acontece que nem sempre estamos usando o mesmo computador no qual fizemos a declaração no ano anterior, então surge a pergunta: como transferir as declarações do IRPF de um computador para outro? Veremos neste artigo como fazer isso.

Passos

  1. Localize no computador antigo a pasta onde os programas da Receita estão instalados e gravam as declarações. No Windows, normalmente é a pasta C:\Arquivos de programas\Arquivos de programas RFB. Já no Linux, geralmente é /home/nomedousuario/ProgramasRFB.
  2. Copie todas as pastas contidas dentro dessa pasta para um dispositivo como um pendrive ou HD externo.
  3. No computador novo (destino), instale o programa para declaração do IRPF do ano atual e acesse o menu "Declaração", "Importar dados da Declaração de 2012".
  4. Navegue até o local onde estão as pastas dos anos anteriores, encontre a pasta do ano imediatamente anterior (2012, em 2013), entre na pasta "transmitidas" e selecione a declaração desejada. Pressione Enter.
  5. Os dados serão importados para a sua declaração do ano corrente.

Encontrou algum erro? Tem alguma informação a acrescentar? Não se esqueça de deixar um comentário!

Créditos da primeira imagem: Peter Harrison.

24 comentários:
  1. Olá! também tive dificuldades para a leitura dos mesmos dados (retirados do Pc para o pendrive). Basta abrir o programa do IRPF atual e "Restaurar", opção situada na parte inferior da barra do menu do programa, depois procurar o destino dos arquivos, selecione todos os arquivos, tecle "enter" ou ABRIR/OK/RESTAURAR (SEMELHANTES) E PRONTO!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado me Ajudou muito! conseguir fazer o backup perfeito obrigado!! funcionou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu PC foi reformatado e os arquivos IR-2013 ficaram com BKP. Agora fazendo isso aparece msg que não identifica o leiaute do arquivo da declaração. Como fazer para sair dessa?

      Excluir
    2. Matemática Comercial e Financeira, não consegui encontrar informação sobre esses arquivo BKP. Acredito que sejam arquivos de backup que o próprio programa IRPF tenha gerado, mas verifique se não existe uma opção de menu para importar backup. Estou sem o programa aqui, no momento.

      Excluir
    3. Anônimo, obrigado pelo comentário!

      Excluir
  3. Vocês salvaram a minha vida! Já as orientações pelo site da Receita só me confundiram mais..... Muito obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário! O site da Receita não é de muita ajuda, realmente.

      Excluir
    2. O programa de 2014 não encontrava os dados gravados do ano anterior que estava no pendrive. Estava lá, mas a caixa do programa não encontrava. Fiz o seguinte: Instalei o programa de 2013 no computador, abri e cliquei na lateral na opção RESTAURAR, aí sim ele encontrou o bendito gravado no pendrive e restaurou toda a declaração. Aí só foi copiar e colar do Irpf2013 para o Irpf2014 . ufa !

      Excluir
  4. Sua orientação foi perfeita! As da Receita não me ajudaram em nada...
    Muito agradecida,
    Marcia Maria Luisa Scandura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que foi útil! Obrigado pelo comentário!

      Excluir
  5. Oi Darlan,

    Tive o mesmo problema que o Matemática Financeira, meu computador foi formatado mas eu sempre salvei os arquivos em pasta diferente Das que a receita gera no PC, e fiz backup dos arquivos. Estou tentando importar os dados da declaração de 2013, quando seleciono a pasta o sistema não identifica nenhum arquivo. Os arquivos estão na pasta mas ele não lê. Minha dúvida é, neste exemplo que você usou a extensão final do arquivo que o sistema de 2013 importava de 2012 era final .DEC. Tenho salvo de 2013 dois arquivos, um com uma extensão .BAK e outro com extensão .DBK Baixei o sistema de 2013 e ele consegue puxar os arquivos de 2012 normal como você demonstrou. Agora com 2014 estou com esse problema. Você já fez a sua? Quando importou o arquivo a extensão final era .DEC?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jane.

      Sim, já fiz a minha declaração de 2014. O método que eu demonstro só funciona mesmo com arquivos .DEC, .BAK/.DBK não. Mas vi que o programa tem uma opção para restaurar backup: clique no menu Ferramentas > Cópia de segurança > Restaurar. Selecione o local onde estão os seus arquivos .DBK. Fiz um teste aqui, gerei os arquivos (.DBK) e o programa conseguiu restaurar corretamente.

      Espero que isso ajude. Obrigado pela participação!

      Excluir
  6. Não conseguir de jeito nenhum restaurar os arquivos DBK, diz: tamanho da linha diferente (registro) IR ...Erro.

    ResponderExcluir
  7. Valeo pelas info's.

    Abs

    ResponderExcluir
  8. E se eu não tiver esses arquivos salvos previamente no computador (primeira vez que faço por conta própria)?Como posso recupera-los?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, sem acesso aos arquivos é impossível importar os dados das declarações anteriores, até onde sei. O caminho mais fácil seria, talvez, pegar a declaração ou mesmo o recibo da declaração anterior e digitar manualmente os dados.

      Excluir
  9. não consigo importar os dados da declaração de IRPF 2013. o meu pc é IMAC OSX 10.92. Pode me orientar passo a passo? grata
    Maria Elisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mare. Supondo que você tenha os arquivos da declaração anterior, os passos devem ser semelhantes aos informados na postagem. Você tentou seguir os passos acima? Em que ponto não conseguiu?

      Excluir
  10. Tenho apenas os arquivos em PDF referentes a declaração do ano passado. Qual a forma para que eu os converta em arquivos em que eu consiga fazer a importação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno, no seu caso acredito que não há outra maneira a não ser digitar novamente os dados.

      Excluir
  11. Valeu amigo. Deu certo. Apanhei um pouco no começo porque não usei a lógica, rsrs. Estava tentando copiar os arquivos importados usando programas anteriores quando deveria ter aberto o programa de 2014. Mas tudo bem, deu certo, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que foi útil!
      Obrigado pelo comentário!

      Excluir
  12. Darlan, meu computador foi formatado, peguei um arquivo .dec na receita federal porem não consigo restaurá-lo no irpf2013 ele nem aparece! como abrir este cara?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dumbra, pelo IRPF 2014 acho que é impossível mesmo, tente abrir o arquivo .dec pelo IRPF 2014: Menu Declaração > Importar dados da declaração de 2013 > Declaração de ajuste anual. Selecione o arquivo .dec e veja se agora vai.

      Excluir

Sua opinião é bem-vinda!