Como baixar vídeos do YouTube pelo Google Chrome

Até algum tempo atrás era bem simples salvar um vídeo do YouTube que você havia assistido no Google Chrome. No Linux, era só abrir a pasta "/tmp" e lá estava o vídeo com um nome indecifrável, que bastava renomear. Ultimamente, parece que o navegador não usa mais o diretório raiz /tmp para armazenar os vídeos temporários, talvez por uma questão de privacidade. Como achei perda de tempo procurar o novo local, resolvi procurar uma extensão que permitisse baixar os vídeos diretamente na página.

Encontrei algumas extensões, mas achei estranho o pouco número de usuários de cada uma. A YouTube Downloader foi a que instalei primeiro e achei mais interessante, por permitir o download em diferentes definições e tipos de arquivos. A extensão adiciona um botão abaixo do vídeo, ao lado do botão Compartilhar.

Também testei a YouVid. Ela adiciona um ícone à barra de endereços quando se está visitando uma página de um vídeo no YouTube, mas só permite download no formato .flv. Limitada em relação à anterior.

Atualização 1: o método que eu indiquei na postagem original não funciona mais, pois as duas extensões foram removidas pela Google do repositório oficial. O motivo é que elas violam a política da próprio Google, proprietária do Youtube, que não permite o download de vídeos do site (mais informações). Diante disso, você pode utilizar o http://keepvid.com/ ou o aTube Catcher para baixar vídeos do Youtube. O post inicial continua acima para referência.

Atualização 2: existe um modo simples de encontrar o local onde o navegador salvou o vídeo ao qual você assistiu. Basta abrir a pasta pessoal e dar Ctrl+H para exibir os arquivos ocultos. Então, basta localizar a pasta /home/seuusuário/.cache/google-chrome/Default/Cache (Chrome) ou /home/seuusuário/.mozilla/firefox/9w3yvx50.default/Cache (Mozilla Firefox). Obrigado ao leitor Ulysses por postar o comentário com essas informações.

3 comentários:
  1. para saber onde fica as pasta de cachê do chrome no linux ou do mozilla. Basta entrar na sua pasta pessoal, e quando estiver na sua pasta pessoal dar um ctrl+h onde exibirá as pastas ocultas.
    Daí os caminhos são esses.
    do chrome:-

    /home/seuusuário/.cache/google-chrome/Default/Cache

    e do mozilla

    /home/seuusuário/.mozilla/firefox/9w3yvx50.default/Cache

    ResponderExcluir
  2. Ulysses, você virou meu herói com essa informação!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Sua opinião é bem-vinda!

Comentários anônimos estão suspensos temporariamente para tentar evitar a grande quantidade de spam.