Frequentemente nos deparamos com situações em que é preciso alterar alguma propriedade de um arquivo PDF. Pode ser que seja preciso rotacionar um documento, juntar mais de um arquivo, ou talvez dividir um arquivo em vários documentos.

Uma ferramenta, ou melhor, uma verdadeira caixa de ferramentas muito útil nesses casos chama-se pdftk ("the pdf toolkit"). Na própria página do software encontramos algumas das funcionalidades disponíveis, bem como uma boa documentação com exemplos práticos.

Meu problema é que eu tinha digitalizado um grande número de folhas impressas na horizontal ("paisagem"), porém, todas as páginas ficaram com orientação vertical no documento PDF . Precisava, portanto, rotacionar todas as páginas 90° no sentido anti-horário. Para isso, utilizei o seguinte comando do pdftk:

pdftk documento_antigo.pdf cat 1-endL output documento_novo.pdf

Você deve ter notado que o pdftk utiliza uma interface de linha de comando ("DOS", shell etc.). Se procura uma forma mais simples, tente o PDFTK Builder, que é uma interface gráfica para o pdftk em sistemas Windows. Confesso que só vim a conhecer o PDFTK Builder depois de ter conseguido rotacionar o documento.

Leia também