sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Criando favoritos dinâmicos com código JavaScript

Quem tem alguma noção de JavaScript pode agilizar algumas tarefas utilizando marcadores/favoritos escritos nessa linguagem. Você pode adicionar funcionalidades que muitas vezes só são disponibilizadas por meio de plugins, e nem sempre é interessante ter um monte de plugins instalados para poder fazer coisas simples.

Vamos criar um marcador simples, passo a passo, para que até quem ainda não conhece JavaScript possa começar a entender. A funcionalidade que vamos implementar é a de adicionar a página atual ao Delicious, um serviço de marcadores social.

Se estiver no Firefox (não achei opção parecida no Internet Explorer, apesar de teoricamente o link também funcionar), clique em Favoritos->Organizar favoritos, e em seguida clique com o botão direito do mouse sobre o item Menu favoritos. Clique na opção Novo favorito e preencha da seguinte forma:

  1. Nome: digite Adicionar ao Delicious
  2. Endereço: coloque javascript:window.location="http://www.delicious.com/post?url="+encodeURIComponent(window.location)+"&title="+encodeURIComponent(document.title)
  3. Os campos Marcadores e Descrição são opcionais.

Sobre o endereço: a parte "javascript:" diz ao navegador que esse endereço é na verdade um código em JavaScript. "window.location=" informa que deve ser acessado o endereço Web a seguir. O endereço deve estar entre aspas, e podemos concatenar usando sinais de "+". Neste caso, utilizamos a função encodeURIComponent(window.location), que retorna o endereço da página atual codificado para URL, e a função encodeURIComponent(document.title), que retorna o título do documento/página atual também codificado.

A funcionalidade criada aqui foi bem simples, existem muitos recursos que podem ser utilizados dessa forma. Entretanto, serve para o nosso propósito de demonstrar como criar favoritos que podem simplificar a sua navegação na Internet.

Nenhum comentário:
Postar um comentário

Sua opinião é bem-vinda!