quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Instalador gráfico do Ubuntu e partições LVM

Ultimamente tenho procurado me preocupar menos com alguns detalhes pouco importantes do sistema operacional. Pode ser que tenha menos "controle" sobre o sistema, mas perco menos tempo com tarefas que para mim são desnecessárias. Por isso passei a usar como distribuição Linux principal o Ubuntu.

O Ubuntu tem um instalador gráfico muito simples de usar, mas que não deixa muitas opções de instalação (efeitos colaterais da simplicidade =). Existe também um CD alternativo que traz algumas opções a mais, como LVM e criptografia do sistema. Eu já tinha baixado o instalador gráfico quando me interessei pela ideia do LVM, então tive que procurar uma forma de instalar no modo gráfico mas utilizando os volumes lógicos.

Acabei seguindo dois tutoriais diferentes, que para o que eu precisava se complementaram. Deixo os links logo abaixo. Para iniciar, tenha em mãos o LiveCD do Ubuntu e de preferência um HD com espaço para novas partições.

Link 1. How-To: Install Ubuntu on LVM partitions
Link 2. Installing Ubuntu 8.04 on LVM2

Na primeira parte da instalação, formatação dos discos, segui o link 1, até a seção "Preparing the environment", mas para a instalação propriamente dita tive que tomar como base o link 2, apenas modificando os nomes dos volumes para os que criei anteriormente.
2 comentários:
  1. Muito bom, comigo funcionou mesmo usando um ambiente virtualizado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que foi útil mesmo tanto tempo depois!

      Excluir

Sua opinião é bem-vinda!